7 de Agosto – Festival de Ciência de Ílhavo

Mais uma noite calma e estrelada de navegação. O nosso astrónomo José Silva voltou a dar-nos uma aula fantástica sobre o céu noturno. Mostrando mais e diferentes constelações, o avistamento do braço da Via Láctea, dificilmente visível em terra, levou-nos a uma viagem pela nossa galáxia. As estrelas e o seu ciclo de vida foi também um tema abordado, explicando como nascem, crescem, morrem e porque brilham. Após esta aula, chegámos bem cedo a Ílhavo. Nesta paragem participamos em mais um festival de ciência, desta vez, organizado pelos Centros Ciência Viva de Aveiro (Fabrica), Proença-a-Nova (Floresta), Coimbra e ainda Universidades de Aveiro e Coimbra, FISUA e FAPAS.

Festival de Ciência de Ílhavo

Antes de entrar na Barra de Aveiro fomos observando como as praias a Sul do porto de Aveiro têm sofrido muito com os temporais, com o mar a chegar frequentemente à linha dos bares de praia. A erosão costeira, como a conhecemos na nossa costa, ocorre devido à falta de ordenamento do território e falta de fornecimento de sedimentos às diversas áreas costeiras, consequência da construção de esporões e de barragens. Na costa oeste portuguesa, a deriva litoral é feita de norte para sul – ou seja, os sedimentos que alimentam as praias estão constantemente a circular neste sentido. Na realidade, muitas das obras de engenharia costeira que têm como objetivo proteger um determinado troço do litoral, acabam por bloquear a circulação de sedimento, colocando o troço imediatamente a sul com défice de sedimentos. Estas problemáticas poderão ser intensificadas pela subida do nível médio do mar, estimada em 114 cm para 2100.

Barra de Aveiro

Após atracarmos, a prioridade foi lavar o convés e preparar o navio para as visitas. Recebemos cerca de 1500 visitas.

Recepção no Ílhavo Sea Festival

O almoço foi muito animado com o aniversário do Sr. Ribeiro a ser festejado efusivamente como ele merece. Durante a tarde a caravela foi visitada por muita gente, sendo o momento mais alto o desfile das tripulações, onde cantámos, gritámos e festejámos todos juntos.

Desfile das tripulações

Após o desfile fomos todos descontrair e jantar no recinto do festival. O momento alto da noite foi a participação do José Silva no concurso de música das tripulações, onde arrasou com tudo cantando Coldplay e Pink Floid. A festa prolongou-se pela noite dentro com um convívio único entre tripulantes da Caravela Vera Cruz e as tripulações dos diversos veleiros.

Another Brick in The Wall
Home
Programa
Próxima paragem: Festival de Ciência do Porto
Jovens Cientistas

Acompanhe a caravela Vera Cruz em tempo real

@ Ciência Viva 2024