6 de Agosto – Viagem de Lisboa para Ílhavo

Ontem depois de um fantástico fogo-de-artifício, voltámos a navegar em direcção a Ílhavo, onde iremos participar em mais um festival.

Fogo de Artificio
Fogo de Artificio

Voltamos aos nossos turnos, designados por “quartos” e aos enjoos. A navegação acabou por ser relativamente calma porque, primeiro apanhámos a maré a vazar na saída do Tejo (um factor muito importante na entrada e saída dos navios) e também porque o vento forte de norte que se fazia sentir, abrandou.
O dia iniciou com a visita de uma família de golfinhos que nadaram lado a lado com a caravela. Foi um momento muito entusiasmante para nós, principalmente para os biólogos.
Mas mais surpresas esperavam por nós. Depois do almoço começamos a avistar as Berlengas. Não foi a nossa cara de surpresa, ao saber que iríamos poder parar neste local extremamente bonito.

Berlengas à vista
Berlengas à vista

 

 

Este arquipélago tem um ecossistema insular com elevado valor biológico e interesse botânico. O papel é também muito importante para a avifauna marinha e ao nível do património arqueológico e subaquático.
É composto por numerosas ilhas e rochedos de contorno irregular, com encostas escarpadas, dispostas em três grupos, nomeadamente a Berlenga, as Estelas e os Farilhões­-Forcadas. Fica situado na Plataforma Continental da fachada oeste da Península Ibérica, cerca de 6 milhas para ocidente do cabo Carvoeiro, junto da cidade de Peniche.
Aproveitamos a paragem para proceder a mais um conjunto de experiências.

Arquipélago das Berlengas
Arquipélago das Berlengas

 

Destacamos a “operação”que a Irina realizou numa Boga (Boops boops), para retirar o fígado, guelras, sistema digestivo e músculo. Esta metodologia permite posteriormente perceber os efeitos dos poluentes presentes nos oceanos, nos peixes, que é um tema bastante sensível da actualidade, visto que grande parte da população portuguesa consome este alimento, ou selvagem ou vindo da aquacultura.

A "operação" à Boga
A “operação” à Boga

É interessante também apercebemo-nos o quão interessados estão os membros da equipa da Aporvela nos nossos trabalhos, com um constante apoio incondicional.
Antes da partida em direcção a Ílhavo, tivemos mais um momento de grande deslumbramento, quando fomos autorizados a mergulhar no belíssimo mar que nos rodeava.
Realmente foi um momento único e sem explicação…

Mergulhos
Mergulhos